Abaixo segue um poema feito por Fernanda Sartori, tomando como base o texto: "O Mal-Estar na Civilização", de Sigmund Freud.
Por que é tão difícil para o homem ser feliz?
Para isso tenho que achar uma diretriz;
E me transformar em um aprendiz.
Mas como se o sofrimento mostra ser a realeza?
Já que provém do poder superior da natureza,
do corpo a fraqueza e inadequação das regras com certeza.
Por que é tão difícil para o homem ser feliz?
Para isso tenho que achar uma diretriz;
E me transformar em um aprendiz.
Mas como se o sofrimento mostra ser a realeza?
Já que provém do poder superior da natureza,
do corpo a fraqueza e inadequação das regras com certeza.
Quanto as duas primeiras não posso hesitar,
pois nunca vou conseguir dominar.
pois nunca vou conseguir dominar.
Em relação ao terceiro,
ele é meio desordeiro.
Mas não entendo como que com ele não me protejo.
ele é meio desordeiro.
Mas não entendo como que com ele não me protejo.
Do nosso sofrimento temos que fazer proteção;
para construirmos nossa psíquica constituição.
para construirmos nossa psíquica constituição.
E, portanto, o que é civilização?
Ela é responsável pela nossa desgraça
por isso temos que voltar a caça
para encontrar a graça.
Ela é responsável pela nossa desgraça
por isso temos que voltar a caça
para encontrar a graça.
Já pensou na possibilidade
de alcançarmos a felicidade
abolindo ou reduzindo a exigência da sociedade?
de alcançarmos a felicidade
abolindo ou reduzindo a exigência da sociedade?
Mas olhe só,
o espaço e o tempo o homem conseguiu controlar,
e dessa realização pode se orgulhar.
o espaço e o tempo o homem conseguiu controlar,
e dessa realização pode se orgulhar.
Porém, a satisfação prazerosa não conseguiu aumentar
e não conseguiu a alegria tornar.
e não conseguiu a alegria tornar.
Reconhecendo esse fato,
As pessoas buscam satisfações do “prazer barato”.
Por isso é tão normal,
na civilização atual
nos sentirmos mal,
mas isso não deveria ser real.
As pessoas buscam satisfações do “prazer barato”.
Por isso é tão normal,
na civilização atual
nos sentirmos mal,
mas isso não deveria ser real.
Será que no passado a felicidade
era algo de verdade?
Nos colocamos nessa idade,
para ver o que realmente é felicidade
e no que ela se diferencia da infelicidade.
era algo de verdade?
Nos colocamos nessa idade,
para ver o que realmente é felicidade
e no que ela se diferencia da infelicidade.
Esse método é subjetivo,
depende do estado mental de cada indivíduo.
A infelicidade trás entristecimento.
E no caso mais extremo do sofrimento,
dispositivos protetores entram em funcionamento.
depende do estado mental de cada indivíduo.
A infelicidade trás entristecimento.
E no caso mais extremo do sofrimento,
dispositivos protetores entram em funcionamento.
Mas Freud sobre isso não fez questionamento.
Voltando à civilização,
ela é a integralidade da realização,
além disso, nos protege da nossa contextualização.
Voltando à civilização,
ela é a integralidade da realização,
além disso, nos protege da nossa contextualização.
O homem criou um ideal,
de onipotência e onisciência sem igual,
em que o desejo irreal
se constitui em algo cultural.
de onipotência e onisciência sem igual,
em que o desejo irreal
se constitui em algo cultural.
Apesar dessa colocação,
o homem não se faz feliz em sua situação.
Em fim, um sinal de civilização,
nós também orientamos a nossa preocupação.
o homem não se faz feliz em sua situação.
Em fim, um sinal de civilização,
nós também orientamos a nossa preocupação.
Referenciar a beleza
sempre que se perceba a natureza,
ainda não é exigência
para a nossa sobrevivência.
sempre que se perceba a natureza,
ainda não é exigência
para a nossa sobrevivência.
Esperamos sinais de asseio e respeito,
para que a civilização fique no nosso peito.
para que a civilização fique no nosso peito.
A ordem também é um conceito,
ela capacita o uso do tempo
para o seu melhor proveito.
ela capacita o uso do tempo
para o seu melhor proveito.
Contudo, o homem tende à irregularidade,
em seu trabalho há irresponsabilidade.
em seu trabalho há irresponsabilidade.
A beleza e a ordem são especiais,
mas ninguém as julga como essenciais,
porém, não vivem sem iguais.
mas ninguém as julga como essenciais,
porém, não vivem sem iguais.
A civilização é caracterizada pelo incentivo à vida
A partir de então, vem da filosofia a especulação
para a criação de uma ideação.
A partir de então, vem da filosofia a especulação
para a criação de uma ideação.
Buscamos o prazer, e relações mútuas temos que fazer
para o objeto sexual satisfazer.
Novamente vem a civilização,
para fazer uma regulação e satisfazer a população.
para o objeto sexual satisfazer.
Novamente vem a civilização,
para fazer uma regulação e satisfazer a população.
Para a civilização se constituir,
o indivíduo a comunidade deve substituir,
O impulso da liberdade
deve ser dirigido com lealdade.
o indivíduo a comunidade deve substituir,
O impulso da liberdade
deve ser dirigido com lealdade.
A vida humana deve ser encarada
como civilizada.
Deve-se ter respeito de não formular o preconceito,
de que a civilização é aperfeiçoamento.
como civilizada.
Deve-se ter respeito de não formular o preconceito,
de que a civilização é aperfeiçoamento.
É impossível desprezar
que a civilização vai se formar
quando o instinto renunciar.
que a civilização vai se formar
quando o instinto renunciar.
Agora sinto,
Que esse instinto,
Está ficando extinto.
Que esse instinto,
Está ficando extinto.
Seria o super ego responsável por tudo isto?
Vivo en un lugar muy Egocentrico. Ya sabés quien soy. jaja
ResponderExcluirsabe.. acho que ao menos desconfio! jajajaja
ResponderExcluirTe olvidaste de decir: Narcisista.. egocentrico y narcisista... jajajaja