quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eterna Leão*

Nara Lofego Leão, ou apenas Nara Leão, nasceu em Vitória no dia 19 de Janeiro de 1942. Com apenas um ano de idade mudou-se com a família para o Rio de Janeiro e desde criança tinha aulas de violão.
Aos 14 anos de idade resolveu estudar violão na academia de Carlos Lyra, em copacabana. Com Roberto Menescal e outros grandes nomes da música brasileira, como Ronaldo Bôscoli e Sergio Mendes, Nara Leão emcabeçou o inovador movimento conhecido por todos até hoje como bossa nova. As reuniões aconteciam em seu apartamento e na beira da praia, e se estendiam por longas horas, tanto que Nara deixou de ir à escola por não conseguir acordar no dia seguinte.
Foi e é conhecida como a musa da bossa nova, e sua consagração (de fato) como cantora veio em 1965, com o show opinião, onde Nara rompe com a "bossa nova pura" e canta ao lado de Zé Keti e João do Vale músicas que eram feitas nos morros do Rio de Janeiro, desafiando a ditadura militar e toda uma classe capitalista que estava acostumada a ouvir o que queria. Um ano depois, Nara precisou afastar-se do show e quem ficou no seu lugar, foi Maria Bethânia. 
Com o passar do tempo, Nara Leão vai modificando sua música, e torna-se cada vez mais politizada, chegando a apoiar e acreditar em movimentos posteriores como foi o tropicalismo. Em 1966, interpreta a música "a banda" de Chico Buarque no Festival de Música Popular Brasileira e sai vitoriosa. 
Seu último marido foi o cineasta Cacá Diegues, com quem teve dois filhos, Isabel e Francisco. Por volta dos anos 70, Nara decide abandonar a música e matricula-se no curso de psicologia da PUCRJ, mas de fato não deixou de cantar, apenas diminuiu o ritmo de trabalho. 
Neste mesmo período, a cantora descobre que tem um tumor inoperável no cérebro, decide a uma certa altura largar a faculdade de psicologia e dedicar-se somente à música, e assim foi por 10 anos. Na manhã do dia 07 de Junho de 1989, Nara Leão morre aos 47 anos de idade deixando muitas saudades e uma contribuição incontestável para a formação da cultura brasileira.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário