domingo, 29 de agosto de 2010

Prayers for Bobby


Prayers for Bobby foi baseado numa história real de uma família cristã tradicional americana em que qualquer forma de pensar, agir ou ser que não esteja regulamentada pela bíblia, é extremamente condenada.
Bobby é um jovem de 20 anos que se descobre homossexual. Atordoado pela falta de identidade e posição dentro de uma sociedade hipócrita, comete o suicídio no auge de sua juventude.
Sua mãe, torturada por querer encontrar um alívio ou um perdão pós-vida para seu filho, termina por buscar suas respostas em uma igreja que apóia e não condena os homossexuais. A partir daí torna-se uma militante dos direitos igualitários e compreende que ser homossexual não é um castigo divino ou posse demoníaca. Abaixo segue um discurso emocionado que a mesma proferiu em uma reunião do conselho em sua cidade:

“A homossexualidade é um pecado. Os homossexuais estão condenados a passar a eternidade no inferno. Se quiserem mudar, poderiam ser libertos de seus hábitos malignos. Se fossem desviados da tentação poderiam ser normais de novo. Se ao menos eles tentassem e tentassem com mais vontade, iria funcionar.
Estas foram as coisas que eu disse ao meu filho Bobby quando descobri que era gay. Quando ele me disse que era homossexual, o meu mundo desmoronou-se. Eu fiz tudo o que pude para curá-lo de sua doença. Há oito meses atrás, meu filho saltou de uma ponte e matou-se. Eu arrependo-me profundamente da minha falta de conhecimento sobre gays e lésbicas. Vejo que tudo o que me ensinaram e disseram, era odioso e desumano. Se eu tivesse investigado além do que me disseram, se eu tivesse ao menos ouvido o meu filho quando ele me abriu o coração... Não estaria aqui hoje, com vocês, cheia de arrependimento. Eu acredito que Deus estava contente com o espírito gentil e amável do Bobby. Aos olhos de Deus, gentileza e amor são tudo o que importa.
Eu não sabia que, cada vez que eu ecoava a condenação eterna aos gays, ou cada vez que eu me referia ao Bobby como doente ou pervertido e perigoso às nossas crianças, a sua auto-estima, o seu valor próprio, estavam sendo destruídos. E finalmente, seu espírito rompeu-se para além de qualquer reparo. Não era o desejo de Deus que o Bobby se debruçasse sobre o muro de uma ponte, e pulasse no caminho de um caminhão de 18 rodas que o matou instantaneamente. A morte do Bobby foi o resultado direto da ignorância e do medo dos seus pais quanto a palavra gay.
Ele queria ser escritor. As suas esperanças e sonhos não deviam ter sido tirados dele, mas foram. Há crianças, como o Bobby, sentadas nas suas congregações. Desconhecidos de vocês, elas estão escutando, enquanto vocês dizem ‘amém’. E isso logo silenciará as suas preces. As suas preces para Deus, por compreensão, por aceitação e pelo seu amor. Mas o seu ódio, e medo, e ignorância da palavra ‘gay’, irão silenciar essas preces. Por isso, antes de dizerem ‘amém’, nas suas casas e locais de adoração, pensem!
Pensem e lembrem-se, uma criança está escutando."     


Fotos Reais da Família Griffith e de Bobby

Um comentário: