segunda-feira, 26 de abril de 2010

FestFoto Poa 2010*

Mais do que um festival, uma experiência única.
Assim pode ser definido o FestFoto Poa, que está na sua 4ª edição, e este ano foi realizado no hall do Santander Cultural, por onde passaram jornalistas, artistas, fotógrafos profissionais (e amadores), bem como pensadores de todas e quaisquer profissões e classes sociais, que se faziam presentes por todos os cantos do festival.
Nomes como Rosangela Rennó, Marcos Vinícius Neves da Fundação Garibaldi Brasil, Samuel Bollendorf, Walter Firmo e muitos outros ilustraram a mesa central, expondo seus trabalhos e ideias.

 
Muito foi discutido, argumentado, perguntado e especulado. A fotografia estrategicamente no centro, ilustrando, era o alvo, e todos acertaram naquilo que é fundamental. Pois é, assim foi. 
Um festival que rendeu muito para todos, e até mais do que era esperado por muitos, como por exemplo, no discurso de Marcos Vinícius Neves sobre o Acre e as relações político-sociais nesse estado, bem como a importância de manter o que restou de registros históricos para o acervo, catalogado pela fundação Garibaldi Brasil. 
Também não posso deixar de registrar a satisfação em ver o maravilhoso trabalho feito pela Fundação Joaquim Nabuco, da cidade de Pernambuco, que tem catalogado e disponibilizado conteúdos de sua história.
Em determinado momento, o festival assumiu uma característica bastante voltada para questões sociais, que faziam-se presentes na fala dos palestrantes, bem como o rio de ideias inovadoras e carregadas de importante valor conceitual que inundou o evento. 
Um exemplo desse valor foi apresentado ao público com a revista Latino-Americana, por Luis Weinstein e Cia da Foto, que terá um tema central por edição, apoiada por artigos e fotografias referentes ao tema, e com a sua distribuição totalmente gratuita, inclusive em PDF para sites e blogs.
Outro exemplo de criatividade e sentido democrático, foi o varal do escambo, organizado pelo grupo Baita Profissional, aonde era possível expor o máximo 10 fotos, dispostas em varais de arame, e mutuamente trocadas por outras fotos de pessoas que também decidiam deixar suas fotos alí.  

   
  A mostra do FestFoto Poa vai até o dia 2 de maio, com fotografias de grandes nomes da área, bem como salas de projeção, que acabam por estimular um diálogo interno (e externo) sobre o conceito de fotografar, de registrar uma imagem, de repassar sua visão do mundo e seu grande "tema", sua história, bem como, a maneira que todos esses conteúdos podem refletir em cada um. Vale a pena conferir, e em breve estarei disponibilizando no blog a revista Latino-Americana.













Texto e Fotos: Daniel Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário